quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Eleições 2010 - Não Vale a pena ver de novo.

Ano de eleição no Brasil é como ver novela no Vale a pena ver de novo, você já sabe todo o roteiro e o desfecho final da trama. Não venho aqui trazer alguma novidade, talvez lembrar você de alguns questionamentos. Uma coisa é certa: "Cada povo tem o governo que merece", outra coisa é fato: "Brasileiro não sabe votar".


O brasileiro a cada dia que passa, me surpreende mais, de uma forma negativa. Os escândalos de corrupção no poder deixaram de ser novidade há muitas décadas, políticos vem e vão, para lá e para cá, pulando de partido em partido. E o que é necessário para ser político? Apenas ser alfabetizado? Bem, essa é uma questão muito complexa a ser debatida. 
Em julho do ano passado eu decidi criar minha conta no twitter, inicialmente eu não sabia o que escrever naquele mini-blog mas logo percebi que poderia fazer um networking através dele. Claro que tem dias que sua timeline fica desagradável, em final de campeonato de futebol por exemplo só se fala de futebol, e com as eleições 2010 não poderia ser diferente. Política, políticos, corrupção e etc, é o que ainda está rolando na minha timeline, não sou contra a se discutir esses assuntos, não concordo é com a forma que se pratica isso.


Oras, você chega em casa ou no trabalho, liga seu notebook, se informa pela internet e taca o "pau" nos políticos brasileiros. Muito cômodo você não acha? Sim, eu acho. Me diga, quanto vale para você (cidadão) escancarar sua opinião política em um Blog? Soltar farpas e alfinetadas para políticos de sua cidade? Vale sua vida? Pense bem.


Em uma guerra, é preciso escolher as armas certas, mais importante é lutar com inteligência. Se você, como eu, está insatisfeito com a atual situação política do seu país e espera mudanças, não espere, faça. Vejamos! O que é preciso para que um político corrupto vença? A sua ignorância. Você tem a constituição em casa? Se sim, muito bem. Mas, quantas vezes você a leu?  .... (..) .. Pois é.


A educação é sua única arma para trazer a tão sonhada mudança. Armem seus filhos dela, eles farão o Brasil de amanhã, vá a câmara e acompanhe o que seu Deputado anda fazendo pela sua cidade. Acompanhe a trajetória do seu presidente, pesquise, leia, aprenda seus direitos, se eduque. Se para você isso tudo parece ser trabalhoso e sem motivo, então meus ouvidos estão selados para as suas reclamações sobre política.


Se o Brasil ainda tem muito o que evoluir, então os brasileiros precisam evoluir ainda mais. O mínimo que peço é que não encha o seu twitter com política de forma aleatória, passe adiante aquilo que você acredita ser relevante, não arrisque a sua vida e a de sua família apontando com o dedo indicador a cara dos corruptos, combata-os nas urnas. Se dê o hábito de discutir política com amigos, mas se mine de fatos e argumentos, não seja alienado. E assim, você pode começar a construir uma cena política diferente.


Liana Lunardelli

4 comentários:

  1. Bravo! Aplaudo de pé!
    O político nada mais é do que um representante do povo, um de nossos pares que é erguido nos ombros da massa que o cerca, se essa massa não tem consciência por que esperar que este representante à tenha? Se faz necessária esta exata atitude explanada no teu texto combata! Mas com fatos e dados , com armas irrefutáveis. Parabéns mais uma vez pelo ótimo texto! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Leitores e eleitores como você fazem a diferença no Brasil. Obrigada Franck!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o seu texto, Liana. Parabéns.
    Não vele a pena ver novamente essa "novela". Já até enjoei desses vilões.
    Discussões sobre política é sempre válido para uma postura futura. Eis um exemplo no blog do @CretinaFeelings (http://cretinafeelings.wordpress.com) que promoveu o #DebateCretino através dos posts e comentários neles. Muito produtivo quanto ao seu objetivo: o debate entre os leitores. Foi algo que criou-se boa repercursão no Twitter, de onde vem a maioria dos leitores.

    Não acho isso cômodo. Pode ser incômodo para uns. Mas é uma forma de tentar abrir os olhos de nossos seguidores, no caso do twitter e blogs, demonstrando opniões.
    Muitos não conhecem a índole de nunhum político, daí se confirma que, consequentemente, não sabem votar.

    Discutir é ótimo (já me chamaram até "Do Contra" no twitter por causa disso. rsrs). Mas infelizmente, muito de nossos amigos só querem saber de atacar os políticos, principalmente quando se tratava das eleições estaduais aqui no Amazonas. Já até me policio às vezes, pois gosto de fazer piadinhas sobre eles através desses meios de comunicação, até pra animar um pouco a Timeline nos dias de chatice... ;D

    "(...) não encha o seu twitter com política de forma aleatória, passe adiante aquilo que você acredita ser relevante"

    Tuite isso que retuito ;D

    ResponderExcluir
  4. Lia, o que tenho a dizer é parabéns. Assim como o Franck aplaudo você de pé! Minha familia leu seu texto e elogiou muito. "Se o Brasil ainda tem muito o que evoluir, então os brasileiros precisam evoluir ainda mais." - a frase. Dessa forma, mostrou que somos diferentes mas fazemos parte de um conjunto em que (alguns)pelo menos, mostram sua posição como cidadão.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir