sexta-feira, 12 de novembro de 2010

INTERVENÇÃO URBANA

O que é Intervenção Urbana?

Todo movimento artístico relacionado à intervenções visuais em espaços públicos é chamado  "intervenção urbana".  É através da arte nas ruas que esse movimento, que tem características underground, tenta transformar o espaço comunitário e as paisagens do dia a dia. 
Cores e formas ganham vida e mais, modificam vidas. A proposta é um exercício para o olhar viciado das grandes cidades, onde certas paisagens acabam passando desapercebidas, seja pela nossa rotina cada vez mais apressada, seja pelo nosso foco cada vez mais restrito. Para mudar esse olhar, artistas e anônimos se empenham em suas obras pelos muros da cidade: novos focos são criados e revela-se a beleza da cidade em lugares que fazem parte do cotidiano, mas que antes sequer eram notados.
Uma das formas de intervenção urbana mais conhecidas é o grafite. O movimento que sofreu com a discriminação nos anos 70 e teve como base a cultura hip hop, hoje se espalha pela cidade e redefine seu próprio estilo. Psicodelia, estilo tridimensional e personagens caricatos são elementos constantes nas obras dos grafiteiros.


No Brasil, alguns nomes merecem destaque: os gêmeos Gustavo e Otávio Pandolfo adotaram o apelido OsGemeos - [entrevista aqui ] e se tornaram uma das influências mais importantes na cena paulistana, ajudando a definir um estilo brasileiro de grafite. Hoje, suas obras estão em diferentes cidades dos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Cuba, entre outros países.


Confira abaixo o trabalho dos OsGemeos:



Aqui, intervenções por outro grupo chamado FleshBeck Crew:


Fonte: Blog: Arquitetura de Interiores

2 comentários:

  1. Gosto muito de Graffiti, e os Gemeos são incríveis!! No meu Blog tem um castelo todo Graffitado por eles!! Parabéns pelo Blog!!
    Augusto D.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Augusto. Você é muito bem vindo!

    ResponderExcluir