quinta-feira, 17 de junho de 2010

PARCERIAS

Todo trabalho em equipe requer algumas exigências. Para os Arquitetos isto não é diferente, é muito complicado sair da faculdade e conseguir capital para montar o próprio escritório, a solução imediata é montar um com aqueles que você mais tem afinidade de trabalho. Lendo a revista aU - Arquitetura e Urbanismo, achei interessante algumas DICAS para que o trabalho em equipe, ou a parceria gere bons frutos, bons negócios.

Liana

PARA O TRABALHO CONJUNTO DAR CERTO:

  • As partes envolvidas devem estar constantemente abertas ao diálogo.
  • As bases de atuação de cada arquiteto ou escritório devem ser estabelecidas no início do processo.
  • É importante que haja afinidade entre os profissionais. Uma sucessão de trabalhos conjuntos aprimora o entrosamento entre os parceiros e ajuda na obtenção de melhores resultados.
  • Decidida a parceria, torna-se necessário estabelecer a remuneração das partes, o local de trabalho, qual equipe será alocada e quais consultores participarão do projeto.
  • Estabelecidas as condições de responsabilidade das equipes, é preciso, então, recolher as ARTs dos corresponsáveis técnicos perante o Crea.
  • As responsabilidades serão atribuídas a empresa ou a indivíduos, de acordo com o Código de Responsabilidade Profissional. Uma vez compreendida as atribuições específicas das partes, deverá constar o registro do que foi acertado.
  • Quando o projeto é desenvolvido fora do país de origem do escritório contratado, o escritório local responde por fornecer os parâmetros locais, sejam técnicos ou legais, e eventualmente readaptar o projeto para a construção; à medida que o projeto avança, a participação do escritório-autor tende a decrescer, realizando apenas a supervisão dos produtos.
Dicas retiradas da revista: aU - Arquitetura e Urbanismo, ano 25. Nº 192. Março 2010

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